CONHEÇA O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

CONHEÇA O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

20 de fevereiro de 2020

Grande parte dos passeios mais conhecidos da região fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, conheça mais detalhes do que você pode encontrar neste paraíso. 

ONDE ESTÁ LOCALIZADO


O Parque Nacional de Jericoacoara, popularmente conhecido como “PARNA” está  localizado entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. 


Sua criação se deu em fevereiro de 2002 e possui uma área de proteção ambiental de aproximadamente 8.850 hectares, incluindo uma faixa marítima de um km de largura, seguindo a costa da praia. 


QUAL É O OBJETIVO DO PARQUE?

O principal objetivo do Parque Nacional de Jericoacoara é proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que frequentemente organiza cursos sobre educação ambiental os para os condutores e guias da nossa região.


O QUE TEM PARA FAZER NO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

O PARNA  possui um potencial turístico enorme, você vai encontrar vários pontos turístico que são liberados para visitação, porém para chegar até eles você irá precisar de um veículo 4x4 e um guia experiente e autorizado. 


E você, que acompanha o nosso blog já sabe, né? Nós somos especialistas em turismo receptivo nesta região! Se quiser conhecer um pouco mais sobre os nossos passeios é só navegar pelo nosso site. 


Porém vamos ao que interessa! O que tem para fazer no Parque Nacional de Jericoacoara? Separamos aqui os principais pontos turísticos, são eles:



Barra do Rio Guriú


Está localizada a 10km de distância da vila de Jericoacoara, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. É ele que determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.


Farol


O farol é um dos lugares mais visitados  para ver a lua e o sol nascer, no caminho você encontra uma bela paisagem com natureza exuberante. O lugar é bem alto e você tem uma linda vista para a Pedra Furada.


Lagoa Azul


Uma magnífica lagoa de água doce e cristalina cercada por vegetação nativa, popularmente chamada de Caribe Nordestino. 


Lagoa do Paraíso


 localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo.


Mangue Seco


 é um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio a elas, margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.


Nova Tatajuba


 localiza-se a 25km da vila principal, seguindo pelo litoral oeste, já próxima ao município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.


Pedra Furada


É o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote, que tem quase 2km de extensão. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco/portal esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa, o acesso ao local é feito por um passeio pela praia de cerca de 30 minutos. O percurso até ela é marcado por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.


Duna do Pôr-do-Sol 


a oeste da vila de pescadores, há a grande duna, local mais procurado para se ver o pôr-do-sol em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. É famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua localização peninsular.


Praia da Malhada


 importante praia da região. É muito procurada para a prática do surf. 



Praia do Preá

 localizada a leste do Parque Nacional, sua vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km da sede. A pesca é abundante na região e a culinária de peixes, camarões e lagostas é tradicional. A praia é perfeita para a prática de kitesurf. 


Serrote

Uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Vista de alto mar, tem-se a impressão de que ela tem o formato de um jacaré deitado.



COMO CHEGAR


Jericoacoara está localizada a 300 km de Fortaleza e é a maneira mais comum de se chegar até lá é através do transfer 4x4.

 

Para o trajeto aéreo você tem 2 opções: A primeira é o Aeroporto de Fortaleza, e a segunda é o Aeroporto Regional de Jericoacoara, que passou a receber voos regulares da Azul e da Gol em julho de 2017.

 

Independente de qual aeroporto você optar, ainda sim será necessário utilizar o Transfer 4x4 para chegar em Jericoacoara.

 

Nós Temos nossos 4x4 novos e super seguros, além de outros carros adequados para eventuais passeios que você queira fazer.

 

Nós trabalhamos com Veículos 4x4 de luxo credenciados e com seguros de passageiros, todos os nossos carros estão sempre com as revisões em dia, motoristas treinados para levar você e sua família com conforto e segurança.

 

Saiba mais detalhes e faça o seu orçamento com a gente através do nosso  WhatsApp (88) 99739-7293.